terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eco Fashion, um target a ser explorado!

A propósito do último post, resolvi pesquisar mais sobre a moda sustentável, que a meu ver é um assunto que tem pano para mangas! Descobri vários artigos e notícias relacionadas com este tema e reparei que Portugal ainda não se aventurou muito neste campo. O Brasil é dos países que já conta com vários eventos e iniciativas relativamente a esta temática, bem como o Canadá , onde se realiza anualmente uma Eco Fashion Week , em Vancouver . E como o novo conceito deste blogue não se destina só a falar sobre roupas em segunda mão, mas também ao lado mais ambiental e sustentável da moda, passará a haver um separador dedicado a este tema, onde irei colar vários artigos e notícias relacionados, bem como acompanhar a evolução da moda portuguesa para uma moda mais sustentável.

Caso queiram sugerir algum artigo, notícia ou evento sobre moda sustentável, poderão enviar para o email do blog.


                                            Eco Fashion Week Vancouver : Spring 2012 collections 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Moda Lisboa e Ecologia.... Why not?!

No passado Domingo também eu rumei ao sítio mais falado no universo das bloggers de moda portuguesas, a Moda Lisboa. Entre filas de espera para entrar na sala dos desfiles e voltas pelo átrio principal do evento, pude ver uma imensa diversidade de estilos e modas, que acaba por ser uma das grandes características da ModaLisboa, o desfile "fora das passereles" de looks ousados, combinações que à partida não fariam sentido e um mix de tendências. Sem dúvida que o estilo mais evidente foi o famoso Vintage. Acessórios, saias, camisas e chapeús marcam o regresso de épocas passadas. 
No que diz respeito aos desfiles, fiquei deliciada com as criações do Dino Alves, que desta vez optou por utilizar as rendas/bordados ( um must have desta estação também ) de uma forma sobredoseada associando-os a estilos e épocas da moda, que aparecem reinventados.
Enquanto via os desfiles, lembrei-me o quanto seria interessante se algum estilista "ousasse" fazer uma colecção reutilizando tecidos/ peças de roupa....!! Ao fim e ao cabo, estamos numa época em que a reutilização já faz parte do nosso dia a dia e que se torna cada vez mais importante praticá-la. Não só estariam a introduzir um novo conceito original na moda nacional, bem como estariam a apelar à reutilização de têxteis, associando-se assim ao design ecológico, resultando numa colecção ecológica! 
Ou porque não , também, dedicar o tema de uma futura edição da Moda Lisboa à ecologia?!