sábado, 22 de maio de 2010

VOX POP

Apesar de Portugal ser um dos países que mais dinheiro gasta em roupa, nem com a crise a maioria da população procura alternativas mais económicas, como comprar roupa em segunda mão. Comparativamente a países com um nível de vida mais elevado, onde comprar em segunda mão é um hábito, os portugueses mostram algum constrangimento em frequentar este tipo de comércio.
Fomos para rua descobrir se os portugueses compram e conhecem estas lojas.


20 comentários:

  1. È verdade, em Portugal tem-se a "mania" de que roupa usada não presta, enquanto que em paises como Holanda, Belgica, etc, ha imensas lojas de roupa usada. Aliás, ha lojoas de tudo usado. São preconceitos que já vêm de há muitos anos, em que só as pessoas pobres é que aceitavam roupas usadas, porque não tnham dinheiro para comprar nada

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto as coisas desta perspectiva, boa reportagem!

    ResponderEliminar
  3. Este vox pop traduz exactamente a opinião e o sentimento partilhado pela maioria dos portugueses relativamente à roupa em 2ªmão, ou seja o preconceito, nem sempre explícito e a associação a pessoas com dificuldades económicas. Contrariando essa opinião, deixo aqui a informação, que há pouco tempo li numa revista, que estrelas como Kylie Minogue e Vitoria Beckam não resitem à compra de um "bom trapinho " numa loja 2ª mão.

    ResponderEliminar
  4. O vox pop está o máximo...
    Como este aborda a perspectiva do comprador
    sugiro que no próximo seja explorada a perspectiva de quem vende.
    Hoje, numa sociedade caracterizada pelo consumismo excessivo, onde a moda se impõe, mas onde a crise parece estar instalada, que é que os portugueses fazem à roupa que se encontra em bom estado e já não vestem? Será que já pensaram que poderiam realizar alguns € e por outro lado possibilitar que outros também possam andar na moda? Será que também têm vergonha e receio de serem conotadas com pessoas de fracos recursos?

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    O meu nome é Catarina e cheguei a este site através do MiniSaia.
    Vivo em Campo de Ourique e conheço a loja de roupa em 2ª mão, mas reparei nos links associados e não posso deixar de mencionar a presença das Lojas Humana.
    Em 98 fui estudar para a Dinamarca para uma escola que pertence a um grupo chamado Tvind. Esse grupo, várias vezes processado por particulares e pelo estado dinamarquês possuí várias ramificações e a Humana People to People é uma delas. Se fizerem uma pesquisa mais aprofundada ( ou googlar Tvind) poderão concluir que é um aassociação praticamente criminosa, acusada de inúmeras fraudes fiscais e a quem alguns chegam a apelidar de seita.
    Vivi na primeira pessoa as atrocidades cometidas por essa organização (Tvind-DNS) e dei aulas de português a um grupo de voluntários da Humana que foram trabalhar para África. Mantive contacto com alguns deles e os relatos das histórias têm contornos arrepiantes: passaportes confiscados, dormir em contentores fechados por fora. A salientar que estes voluntários pagaram do seu bolso a oportunidade para ajudar em África. De qualquer forma, e histórias pessoais à parte, gostaria de deixar este alerta para a fraude que são as lojas da Humana, para o local desconhecido para onde revertem os fundos e para a falsa máscara de caridade que encobre uma organização cujo líder se encontra desaparecido há anos.

    ResponderEliminar
  6. E aqui ficam alguns links de leitura esclarecedora sobre os mentores do projecto:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Tvind

    http://www.tvindalert.com/news/what-happens-to-your-old-clothes/

    http://www.tvindalert.com/at-a-glance/#humana

    espero que vos sejam úteis.

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    gostava de convidá-las a conhecer o meu blog.
    É um blog de venda de roupa, calçado e acessórios de moda, novos e usados.
    É um sítio onde pode encontrar tudo o que uma mulher gosta, a preços muito em conta.
    O blog existe desde Março 2009, e desde o seu início, tem vindo a implementar-se no mercado e a fixar-se, com uma base sólida, e baseado na honestidade. Durante este período de tempo já foram muitas as vendas concluídas, todas com um “MUITO BOM” feedback das clientes.
    Tenho 309 seguidores assíduos e neste momento tenho 25 participantes (vendedores, que também colocam os seus artigos para venda). Todos os dias recebo encomendas, seguidores e novos participantes. Este ano fui convidada pela Banzai, que é a entidade organizadora do STOCKMARKET®, para participar no evento.
    No motor de pesquisa do Google, o blog ‘trapos e companhia’, aparece em 1º lugar.
    Aproveite e boas compras!

    http://trapos-companhia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olaaa.... roupas usadas = vintage, a peças com historia..eu ADOROOOO <3

    beijo*

    http://ivaniadiamond.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Muito Boa Tarde.
    Já que o assunto é a roupa de venda em segunda mão aproveito para lhe deixar um comentário.

    Eu e a minha irmã decidimos abrir um destes blogs, mas notamos que as pessoas não aderem muito.. apesar de termos roupas de marca ou não, elas elogiam até, mas não compram..
    Além disso ainda há muita gente que tem medo de comprar pela internet!!

    Se pudermos ajudar no seu trabalho, estamos em

    usadoquasedado.blogspot.com.

    Muito boa sorte!
    Filipa Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. A propósito do tema, aproveito para divulgar a mais recente loja online. www.2ndhandwonderland.com é uma loja de roupas, sapatos e malas em segunda mão, peças rigorosamente seleccionadas e também artigos a estrear de fim de colecção e por isso a preços bastante convidativos. Max Mara, Hoss, Patrizia Pepe, Prada, Juliana Jabour, Cop Copines, Bimba & Lola, Burberry, Trussardi, Purificacion Garcia são algumas marcas que encontra na nossa loja.
    Não posso deixar de elogiar o vosso brilhante trabalho. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Tenho imensas calças que me deixaram de servir e não dão para apertar. Estão em excelente estado e custa-me dá-las todas. Algumas já dei, assim como camisolas e casacos, mas ainda tenho algumas que gostaria de obter algum dinheiro para adquirir outras que bem preciso. Também tenho sapatos e carteiras que gostaria de vender nem que fosse por um valor simbólico mas que me ajudasse noutras coisas. Já me fartei de procurar e não encontro quem me ajude. Será que aqui me vão apoiar? Se alguém me puder dar uma dica eu agradeço... Parabéns ao blog... 'Xana'

    ResponderEliminar
  12. Olá Xana! Terei todo o gosto em ajudá-la. Posso sugerir lojas onde possa vender as suas peças de roupa, no entanto, agradecia que me indicasse a zona de preferência (Lisboa,Porto ...) de modo a facilitar! Fico à espera :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Seria possível informar-me no Porto, alguma loja que compre roupa usada, tenho imensa para vender e a Feira da Vandoma não dá resultado.
      Cumprimentos
      catiamagalhães@netcabo.pt

      Eliminar
  13. ola eu sou a monica, tenho erca de 100 peças para vender de diversas marcas-berska, stradivarius, zara,C$A, entre outras....gostaria de obter dinheiros com essas peças e tenho bijuteria e acessorios tb..
    quem me poder ajudar, agradeço

    ResponderEliminar
  14. Anónima diz...
    tenho alguma roupa, quse nova (outras ainda com a etiqueta da loja,pois nunc usei).Gostaria de vender pra obter algum dinheiro.
    Peço que alguém mme ajude,pois não entendon nada disso.
    28 de Dezembro de 2011

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde , gostaria de saber onde posso vender roupa usada no porpo preciso de algum dinheiro.

    Agradecia que me ajudassem pf

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Gostava de lhe dar a conhecer o Roupeiro.pt - Classificados gratuitos de roupa nova e usada!
    O Roupeiro.pt é um site de classificados gratuitos dedicado exclusivamente a compra e venda de roupa nova e usada.
    Podemos comprar roupa a baixo preço e também vender o que já não usamos e está no armário a ocupar espaço, realizando assim algum dinheiro.
    Como página especializada permite-nos fazer buscas por vários tipos: cor, tamanho, material, tipo de vestuário, etc. Até poderemos procurar por estilos (punk, surfwear, vintage, etc.).
    Podemos poupar ao comprar!
    E ganhar ao vender!
    Faz um "gosto" e acompanha em www.facebook.com/Roupeiro.pt
    Visita www.roupeiro.pt

    ResponderEliminar
  17. Olá, Ana. Poderia informar-me no Porto, alguma loja que compre roupa usada? Tenho imensa para as vender... Se pudesse indicar-me algumas na baixa do porto, nos Aliados, ou nas Antas eu agradeceria. Qualquer uma que fique mais ou menos perto dá-me jeito :)
    lbmolekka@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde.
    Serão muito bem vindos na nossa pagina do Facebook onde gostaríamos de ter um gosto vosso, também temos uma loja online onde pode ver os nosso artigos e compra-los vendemos roupa e outros artigos em segunda mão.

    http://stock-on-vendas.com/

    https://www.facebook.com/pages/Stock-on/157482991117183?fref=ts

    ResponderEliminar
  19. Olá, Ana Sequeira!
    Também gostaria de saber alguma loja no Porto onde se possa vender roupa usada! Podia publicar aqui no blog?
    Melhores cumprimentos,
    Joana

    ResponderEliminar